Ouvidoria
OUVIDORIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
.Atividades Principais
.Sua razão de ser repousa nas Manifestações, demandas administrativas, protocoladas por todo aquele que procura auxílio deste setor, tendo como princípios basilares o diálogo e a mediação. Alternativas para solução dos mais variados motivos ou pedidos, informações, denúncias, sugestões, reclamações ou elogios.
Por ser uma especializada, a Ouvidoria do Sistema Penitenciário OUVPEN, atua como intermediador nas questões jurídicas envolvendo presos internados ou com sequelas, acionando a Defensoria Publica e sensibilizando o judiciário para a resolução da situação processual, ou seja, mostrando a real necessidade de um cuidado especial que carece de prisão domiciliar.
Em razão do viés humanístico, a Ouvidoria atua em todos os âmbitos que envolvam os direitos e garantias constitucionais, sendo consultor nas áreas técnicas e representante dos órgãos de Direitos Humanos.
.Tipos de Serviços
.I – atuar na defesa dos direitos e garantias fundamentais no âmbito dos Serviços Penais;
II – atuar como instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados por servidores e órgãos de administração da execução penal, sob qualquer forma ou regime;
III – protocolar, dar tratamento e responder sugestões, solicitações, reclamações e denúncias formuladas por pessoa privada de liberdade, servidor penitenciário ou por qualquer interessado, referentes a servidores, órgãos, e serviços da administração da execução penal;
IV – fomentar e apoiar formas de participação social no planejamento, elaboração, fiscalização e controle de propostas, políticas públicas e ações institucionais no âmbito da execução penal;
V – inspecionar estabelecimentos penais estaduais e produzir relatórios, com recomendações pertinentes, conferindo-lhes a ampla divulgação e a transparência da informação;
VI – preservar o sigilo de identidade do manifestante, sempre que solicitado ou necessário;
VII – Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Responsável por fornecer as informações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI)
VIII – Solicitação de informações de monitoração eletrônica;
IX – Propor a correção de erros, omissões e abusos cometidos no atendimento ao interno ou familiar;
X – Fornecer informações sobre a localização de internos dentro do sistema prisional.
Fale com a Ouvidoria
(92) 9 9291-9921 VIVO – Ligação
(92) 9 8290-1073 TIM – Ligação e WhatsApp
(92) 9 9389-0160 VIVO – Somente WhatsApp
(92) 9 8203-1907 TIM – Somente WhatsApp
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Dias e horário de funcionamento
.Segunda a sexta-feira: 08h às 14h.
Av. Torquato Tapajós, s/n – Colônia Terra Nova, Manaus – AM, 69093-415