Unidade Prisional de Manacapuru inaugura sala de saúde e inicia o período letivo para internos

Na manhã desta terça-feira (22), 27 internos da Unidade Prisional de Manacapuru (UPM), localizada a 84 km de Manaus, iniciaram o período de aulas no ensino fundamental e médio. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), inaugurou na unidade, uma sala de saúde que conta com uma equipe de composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga, dentista, auxiliar de dentista, nutricionista e assistente social.

Para o secretário Pedro Florêncio, a iniciativa de ter um espaço para atender a população carcerária de 81 homens e mulheres faz parte do projeto do Governo do Estado do Amazonas para trazer o acesso à saúde. “A Unidade Prisional de Manacapuru possui necessidades, e uma delas era a questão de saúde. O objetivo do espaço é disponibilizar profissionais que possam realizar os atendimentos básicos dentro da unidade, diminuindo o deslocamento dos internos para hospitais em casos que podem ser imediatamente resolvidos”, explicou o secretário.

IMG_7108

O Ouvidor do Sistema Prisional, major Jorge Rebello, participou da inauguração da sala e do início das atividades educacionais na unidade. O major destacou a maca odontológica que foi doada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manacapuru e que irá proporcionar um atendimento mais eficaz para os internos. “Em muitas unidades, especialmente do interior, temos uma demanda muito grande de saúde. A doação vem em boa hora e irá contribuir para atender toda a massa carcerária, dentro da escala dos profissionais de saúde da Semsa que estão à disposição da Seap, para cuidar das pessoas privadas de liberdade que aqui se encontram”.

Desde 2012 a UPM realiza o projeto educacional de aulas para a população carcerária em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Este ano 15 homens irão participar das aulas para ensino fundamental e 12 para ensino médio. Segundo o diretor da unidade prisional, Raimundo Dimas, é por meio da educação que os internos tem acesso à ressocialização. “Eu acredito que existem dois grandes caminhos que as pessoas encarceradas percorrem para se reintegrarem à sociedade: a educação e a profissionalização. Desde que cheguei à unidade trabalhamos para que todos anos se formem turmas de estudo para diminuir o índice de analfabetismo e garantir que essas pessoas concluam o ensino médio”.

IMG_7112

Aulas para internos de Manacapuru

As aulas vão acontecer de segunda a sexta e terão dois professores para casa ensino, com supervisão da Coordenadoria Regional de Manacapuru. A Escola Estadual Regina Fernandes é a responsável pelo acompanhamento do ensino fundamental e os alunos vão participar das aulas no período da manhã. No período da tarde, serão ministradas as aulas do ensino médio, coordenadas pela Escola Estadual André Vidal.

TEXTO E FOTOS: KAMILLA LIRA | SEAP