Túnel encontrado no Compaj seria usado para fuga na noite de segunda-feira

Durante um procedimento de contagem de internos e fiscalização nos pavilhões da unidade do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km8 da BR-174, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), encontrou na tarde da última segunda-feira (20), um túnel de 15 metros de comprimento em uma cela do pavilhão 3. O túnel seria utilizado para a fuga de presos do sistema prisional da capital durante esta madrugada. Um processo administrativo será aberto nos próximos dias para apurar se houve facilitação por parte de funcionários.

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, com a descoberta, a Seap evitou pela sexta vez este ano uma fuga em massa da unidade do Compaj. “Em seis meses encontramos seis túneis, quatro deles dentro da área do Compaj fechado, um no Compaj semiaberto, e o outro na área externa na mata, próximo à unidade. Nossas equipes continuam empenhadas para evitar que qualquer ação por parte dos internos venha desestabilizar o sistema prisional”.

A ação que foi comandada pelo secretário executivo adjunto, major Klinger Paiva, o coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior e o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente coronel Cleitman Rabelo, contou com um efetivo de 115 pessoas, entre equipes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), servidores do Compaj e demais unidades prisionais, Umanizzare Gestão Prisional Privada, e policiais militares das unidades do CPE: Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Grupamento de Manejos de Artefatos Especiais (Marte), Canil e Cavalaria.

Além do túnel na cela 8, ala 1 do pavilhão 3, um buraco no teto da unidade foi encontrado, onde supostamente os internos escondiam o barro retirado do túnel no forro do telhado. Pedro Florencio explicou que os outros materiais que foram descobertos tiveram o apoio de internos do Compaj Semiaberto, que são: duas escadas de madeira de aproximadamente 10 metros, furadeira, disco de serra e serra maquita também foram encontrados durante os procedimentos realizados na última segunda-feira (20).

IMG_3522

Pedro Florencio ressalta que a ação que terminou por volta de 21h30 da última noite, constatou que nenhum interno da unidade que hoje registra uma população carcerária de 1.289 homens, conseguiu fugir. “A contagem de internos seguiu após a descoberta do túnel, com o apoio da Polícia Militar e tudo ocorreu sem alteração. Nenhum interno do Compaj conseguiu obter fuga, essa foi uma tentativa dos presos que foi frustrada pelo trabalho e desempenho da Seap, e dos policiais militares que são parceiros nesta missão”, declarou o secretário.

 

 

TEXTO: KAMILLA LIRA E EMANOELLA ROSÁRIO | SEAP

FOTOS: ERICA MELO | SEAP