Seap realiza certificação de cursos profissionalizantes

O evento foi realizado na Unidade Prisional do Puraquequara e contou com a certificação de mais de 400 reeducandos

A Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa Terceirizada RH Multi e integrada com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), realizou na manhã desta terça-feira (31/01), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada no Km 2 – Ramal Bela Vista, zona leste, a certificação em cursos profissionalizantes a mais de 400 reeducandos.

Os cursos ofertados foram de ‘Pedreiro’, ‘Formação para Eletricista’, ‘Paisagismo’, ‘Limpeza e Conservação’, ‘Informática’, ‘Produção de Vassouras’, ‘Jardinagem’, ‘Instalação Hidráulica’, ‘Instalação e Manutenção de ar-condicionado’, ‘Artigos Natalinos’ e ‘Laços Infantis’.

As atividades foram coordenadas pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e fazem parte do ‘Projeto Trabalhando a Liberdade’, que tem como objetivo auxiliar na ressocialização dos reeducandos através de atividades que possam gerar oportunidades de empregabilidade após o cárcere.

Para a Chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, a realização dos cursos profissionalizantes possui impacto positivo na ressocialização das PPL’s. “Além da valorização profissional e do crescimento, futuramente eles terão chances no mercado de trabalho e isso influencia positivamente na vida desses reeducandos”, reiterou.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Cetam, Regiomara Lasmar, “A oportunidade está nas mãos de cada reeducando. Apesar das dificuldades, não é um trabalho fácil, mas o Governo está à disposição, integrando com as parcerias, disponibilizando cursos que qualificam e proporcionam oportunidades através do conhecimento adquirido dentro do sistema”.