Seap realiza ações de saúde e sociais em unidades prisionais do interior

Ação visa parcerias com órgãos municipais

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e do Departamento de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (DSSPAM), está realizando visitas a unidades prisionais do interior do estado, visando a promoção de ações de saúde e sociais para contribuir para o desenvolvimento reintegrador das Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs).

Os municípios que estão recebendo a iniciativa são Tefé, Coari, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Humaitá e Maués. As visitas estão sendo realizadas pela chefe do Deresc, Keyla Prado, e pela chefe do DSSPAM, Carolina da Motta.

As visitas visam firmar parcerias com órgãos e serviços públicos para promover mutirões para emissão de documentos, como certidões de nascimento, RG e CPF, dentro das unidades prisionais, além da ampliação do Programa Trabalhando a Liberdade, com cursos de capacitação, regularização do cadastro de visitas, regular e social, cadastro e controle das igrejas.

Dentro dessa finalidade, a Seap vem visitando cartórios das cidades, unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Receita Federal, Instituto de Identificação, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Secretaria de Assistência Social.

O DSSPAM está realizando o alinhamento de atendimentos médicos dentro das unidades prisionais, o fornecimento de medicamentos e campanhas de saúde para a população de PPLs das unidades prisionais junto às secretarias municipais de saúde.

“A Seap tem realizado visitas aos municípios em busca de parcerias para continuar fortalecendo as atividades, visando padronizar procedimentos realizados dentro das unidades”, pontuou Keyla Prado.