Seap promove Primeira Comunhão e Crisma a custodiados do sistema prisional

A celebração encerra os trabalhos religiosos nas unidades carcerárias no ano de 2023

Nesta quinta-feira (14/11), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, no Centro de Detenção Provisória de Manaus I (CDPM I), localizado no Km 8 da BR-174, a cerimônia de Primeira Comunhão e Crisma de 10 custodiados do sistema.

Ao longo de 6 meses, os reeducandos puderam aprender, através da Eucaristia e da Crisma, e com os ensinamentos dos catequistas da Pastoral Carcerária, Alexandre Jorge e Maria Osvaldina, o processo catequético, noções básicas de fé bíblica e as vivências de amor, partilha e solidariedade.

Ao ser perguntando sobre a importância dos atos religiosos dentro do sistema prisional, o Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner, enfatizou a importância de levar a palavra para todos sem discriminação.

“Cada um de nós é filho de Deus e isso ninguém nos tira. Dentro das nossas fraquezas, fragilidades, erros e arrependimentos, nós não podemos nos esquecer em nenhum momento de quem somos filhos” afirmou.

Para o secretário da Seap, coronel Paulo César, o acesso a religião dentro do sistema penitenciário, é um direito assegurado à pessoa privada de liberdade, e uma das ferramentas mais valiosas no processo de ressocialização dos reeducandos, e essa busca pela palavra e principalmente pela fé, pode transformar vidas dentro e fora do cárcere.

Celebrada por Dom Leonardo Steiner, e pelo padre Geraldo Bendahan, o ato litúrgico contou com a presença de gestores e servidores da Secretaria, diretores das unidades prisionais da capital, os custodiados crismados e seus familiares.

A necessidade de estar em comunhão com Deus levou o reeducando Josué Ferreira (nome fictício) a participar das atividades religiosas na unidade.

“Eu busquei, através da palavra, um conforto pra mim e principalmente pra minha alma, e isso só Deus poderia me dar. Independente da situação que a gente se encontra, ele nunca abandona nenhum de seus filhos, e por isso quero estar cada vez mais próximo dele”, afirmou o custodiado.