Seap participa do 4º dia de inspeção nas unidades prisionais da capital

A Inspeção no sistema foi coordenada pelos gestores da Secretaria

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou na manhã de hoje (17/03), no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), localizado no Km 08 da BR 174, do 4° dia de inspeções no Sistema Prisional da capital. As vistorias ocorreram durante toda a semana, seguindo o cronograma e em consonância com a Portaria nº 036/2023-GAB/SEAP, publicada na última segunda-feira (13/03).

Coordenadas pelo Secretário da Seap em exercício, Capitão Allan de Azevedo e pelo Secretário Executivo Adjunto, Major Wallasson Lira, a inspeção realizada hoje contou com a participação da Desembargadora Luiza Cristina Marques, Presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM), do Juiz de Direito da área de Execução Penal e membro do GMF, Glen Hudson Paulain Machado e da Juíza Ana Paula Medeiros, coordenadora do GMF/TJAM.

O cumprimento do cronograma de inspeções foi essencial para a comprovação do bom funcionamento do Sistema Prisional da capital segundo Secretário em exercício, Capitão Allan de Azevedo, “A Secretaria já se encontrava em estado de alerta quanto aos acontecimentos, o que nos permitiu o planejamento de redução de impactos, onde estavam inseridas as revistas e inspeções em todas as unidades prisionais da capital. Podemos afirmar que tudo transcorreu dentro do planejado, temos certeza que estamos no caminho certo, avançando para oferecer um serviço de excelência, o objetivo é nos tornarmos referência de qualidade para o sistema prisional brasileiro.”

De acordo com o Doutor Glen Hudson do GMF, “Hoje, o GMF visitou todas as instalações e pavilhões do IPAT. Fomos muito bem recebidos pelos funcionários e direção da unidade prisional. Conversamos com os profissionais que se dedicam ao atendimento da população carcerária. Verificamos o funcionamento completo do presídio, ouvimos os pedidos dos custodiados. O GMF, que tem a Desembargadora Cristina Luiza Marques como Presidente, está fazendo todos os esforços para melhorar cada vez mais o funcionamento das unidades prisionais do Estado do Amazonas, entre elas o IPAT.