Seap participa de instruções no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

As orientações foram voltadas às operações de segurança e a legislação referente aos voos

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou, nesta terça-feira (04/04), no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de instruções voltadas aos diretores e gestores das unidades prisionais da capital, com foco nas orientações para acesso ao espaço aéreo brasileiro com drones.

A equipe da Seap foi recepcionada pelo comandante do Cindacta IV, brigadeiro-do-ar Raul Carlos Camara Borges, e as orientações normativas dos voos ficaram a cargo do tenente Rodrigo Vale. Estiveram presentes na instrução, o secretário da Seap, coronel Paulo César; o secretário executivo adjunto, Major Wallasson Lira; o coordenador do Sistema Penitenciário (COSIPE), Major Igor Reis; e os diretores das unidades prisionais de Manaus

Na ocasião, foram realizadas orientações referentes às operações de drones por Órgãos de Segurança Pública, normas, certificação do equipamento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), zonas autorizadas para voos, avaliação de risco operacional e responsabilidade dos usuários.

Para o secretário, coronel Paulo César, “É de extrema importância conhecer as normativas que regem os voos de drones, principalmente no que tange a segurança pública, e as instruções passadas aqui corroboram com isso. Como é dito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), as normas para os voos têm como objetivo, além de manter a segurança das pessoas, salvaguardar regiões e é necessário o conhecimento e respeito a essas questões”, afirmou.