Seap participa de ações que objetivam a manutenção do Sistema Penitenciário do Amazonas

Esse foi o 3º dia de inspeção dos Órgãos Fiscalizadores e de reunião de Planejamento Operacional de Pronta-Resposta à Contingências

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou na manhã de hoje (16/03), do 3º dia de inspeção às unidades prisionais da capital. Foram inspecionados o Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM I e II) e o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT). As três unidades ficam localizadas no KM 8 da BR 174.

A vistoria de hoje foi conduzida pelo Secretário Executivo Adjunto da Seap, Major Wallasson Lira, pelo Coordenador da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (COSIPE), Major Igor Reis e participação do representante da Defensoria Pública do Estado (DPE), o Defensor Público, Roger Moreira, que atua na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis. A inspeção teve como objetivo, avaliar as questões sanitárias, alimentícias e de saúde do sistema penitenciário.

Para o Defensor Público, Roger Moreira, é importante ouvir as questões pontuadas e buscar corrigir as falhas presentes no sistema. “Todas as denúncias feitas pelos custodiados e seus familiares, foram passadas aos órgãos fiscalizadores e averiguadas. Vamos buscar solucionar questões pontuais como a dos atendimentos jurídicos e, se necessário, realizar, junto a Defensoria, mutirões de atendimento, reduzindo, assim, o tempo de espera. No geral, as condições de limpeza, o fornecimento de água, alimentação e abastecimento de medicamentos nas farmácias estão dentro dos conformes”, declarou.

Dando continuidade às ações, e representando a Seap, o Secretário Executivo Adjunto, Major Wallasson Lira, participou de reunião da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, para tratar do Alinhamento do Protocolo de Acionamento Operacional de Pronta-Resposta à Contingências, tendo a reunião ocorrido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

De acordo com o Major Wallasson Lira, as ações que a Seap está participando ao decorrer da semana, são essenciais no processo de lisura e cuidado para com o sistema prisional e a ordem pública. “As inspeções comprovam a transparência no trabalho executado pela Secretaria junto com o Estado e os Órgão Fiscalizadores, e a reunião também comprova a importância da integração entre os órgãos estaduais, onde a soma de esforços corrobora no restabelecimento da ordem, em situações adversas”, afirmou.