Seap oferece serviços de saúde e cidadania para liberados provisórios

A Central Integrada de Acompanhamento de Alternativas Penais do Amazonas (Ciapa) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou na manhã desta terça-feira (30), cerca de 80 atendimentos nas mais diversas áreas para os liberados provisórios atendidos pela central no prédio da Seap localizado na Avenida André Araújo, Aleixo.

Dentre os serviços oferecidos estão: emissão de segunda via de RG e CPF, emissão de certidão de nascimento para os filhos dos participantes, vacinação (hepatite B, febre amarela, tríplice viral e antitetânica), testes rápidos de HIV e sessões de relaxamento. Os serviços disponibilizados para o público foram selecionados de acordo com o levantamento das necessidades identificadas pela equipe da Ciapa nas visitas de acompanhamentos domiciliares.

IMG_8842

Para o liberado provisório, I. B, o trabalho oferecido pela Ciapa tem sido muito importante para orientá-los em aspectos que antes não possuíam. “As vezes ficamos perdidos sem saber por onde começar a organizar nossa vida, e as palestras oferecidas pela Ciapa tem fornecido a mim e minha família o apoio que precisamos”, afirmou Izaque.

Para a coordenadora da Ciapa, Eriani Queiroz, estas ações tem como função principal resgatar a dignidade das pessoas. “A Ciapa surgiu como uma alternativa de apoio para esse liberado provisório, buscando de todas as formas dar suporte para ele e o grupo familiar, assim restauramos essa pessoa para a sociedade”, destacou Eriani sobre as ações que acontecem mensalmente em parceria com diversos órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

IMG_8806

 

O projeto Audiência de Custódia

A Ciapa foi implantada para dar assistência aos liberados provisórios das Audiências de Custódia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o objetivo de oferecer mais celeridade aos processos envolvendo crimes de menor potencial ofensivo e diminuir o número de detentos provisórios nas unidades prisionais do Estado.

Em Manaus, as Audiências de Custódia, são realizadas diariamente no Fórum Henoch Reis, inclusive aos finais de semana. Além do prédio onde funcionam os setores sociais da Seap na Avenida André Araújo, a Ciapa possui uma sala de atendimento no Fórum que promove a integração e agilidade no acompanhamento das audiências e das pessoas liberadas.

 

TEXTO: EMANOELLA ROSÁRIO | SEAP

FOTOS: ERICA MELO | SEAP