Seap integra ampliação de monitoramento de câmeras de segurança da SSP-AM

Na manhã desta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou do lançamento do pacote inicial de projetos e parcerias da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que amplia os serviços integrados de órgãos do Estado e empresas privadas, através do monitoramento de câmeras. O Centro de Operações e Controle (COC) do Sistema Penitenciário integra o Termo de Cooperação com 250 câmeras de segurança de oito unidades prisionais da capital.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, participou do evento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e ressaltou a importância da parceria nas ocorrências no sistema prisional. “Com a integração vamos trazer mais celeridade nos eventos que acontecem nas unidades prisionais, pois teremos um acionamento mais ágil da Polícia Militar (PM), que é totalmente necessária em situações como escoltas, prevenção e atuação em situações como rebeliões, motins e ações que podem desestruturar o sistema”.

IMG_2779

O COC foi implantado pelo Governo do Amazonas em 2014, e é uma ferramenta fundamental para o Sistema Penitenciário. A central é responsável também pelo monitoramento eletrônico, realizado por meio de Tornozeleiras, com acompanhamento e fiscalização do uso dos dispositivos eletrônicos, utilizados pelas pessoas privadas de liberdade como pena alternativa.

Atuando diretamente no monitoramento das unidades prisionais de Manaus, na observação e registro de atividades, o COC tem como objetivo, dentre outros, aumentar a sensação de segurança nas unidades, uma vez que o monitoramento por imagens e rádio permite o acionamento imediato de forças de segurança, em caso de ocorrências no Sistema Prisional.

TEXTO: KAMILLA LIRA

FOTOS: ERICA MELO | SEAP