Seap inicia o período de inscrições para o Enem PPL

Nesta segunda-feira (3) inicia o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade (PPL), que se estende até o dia 21 do mesmo mês. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) é a responsável pela inscrição e acompanhamento dos resultados dos internos. A expectativa é que o número de inscritos em 2016 supere o ano anterior. As provas acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro dentro das unidades prisionais.

Os internos interessados e aptos a participarem do Enem recebem todo o suporte da Seap, através da Escola de Administração Penitenciária (Esap), que participa desde o processo de inscrições até o acompanhamento, em caso de aprovação do interno no ensino superior ou da certificação de conclusão do ensino médio.

Em 2015, foram inscritos para o Enem 574 internos das unidades prisionais do Amazonas, sendo 446 encarcerados da capital e 128 do interior. Em 2016 além das unidades prisionais da capital, as unidades prisionais de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Maués, Tabatinga e Tefé terão internos participando do exame. 

Para o secretário da Seap, Pedro Florencio, o Enem é uma porta de esperança para aqueles que realmente querem outro rumo de vida. “A educação tem esse poder de mudar a vida das pessoas, e o Enem é uma ferramenta aliada ao processo de reintegração social. Dependendo do desempenho na prova, o interno terá a oportunidade de ingressar em uma universidade, ter uma formação acadêmica e isso abre portas para a vida lá fora. Vejo isso como principal papel do estado na busca de resgatar a dignidade e cidadania dos presos custodiados no Amazonas”, afirmou o secretário.

Um grupo de 50 internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) regime fechado, participam do “Projeto Bambu”, onde recebem aulas diariamente com os conteúdos dos dois dias de prova, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Tecnológicas, Biológicas e Redação. O projeto teve inicio em 2015 e tem o objetivo de preparar os candidatos para a prova e pretende se expandir para todas as unidades prisionais da capital.

ENEM 1 -VITOR SOUZA

Inscritos em 2015

No ano de 2015 com mais de 500 internos realizando a prova, o Enem no Amazonas apresentou o melhor desempenho de detentos no exame, desde a sua primeira aplicação no sistema prisional do Estado, em 2012. Dos participantes do último Enem, 16 tiveram um bom desempenho, com notas aptas a concorrerem a bolsas de estudos, dentre eles 4 detentos foram aprovados para cursar o nível superior: Ciznei Soutelo Monteiro, Alexandre dos Santos Souza e Baltazar Rocha Moreira do Compaj regime fechado e Mário Fernando Oliveira de Souza da Unidade Prisional de Maués (UPM).

 

Texto: Emanoella Rosário I Seap

Fotos: Vitor Souza I Secom