Seap inaugura barbearia no Centro de Detenção Provisória de Manaus II

Ação visa fortalecer o processo reintegração dos internos por meio de atividades na atuação profissional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), inaugurou, nesta segunda-feira (19/12), uma barbearia do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), localizado no Km 8 da BR 174, em parceria com a empresa terceirizada New Life.

O local foi construído por reeducandos inseridos no programa “Trabalhando a Liberdade”, com serviços de construção, pintura, hidráulica, marcenaria e trabalhos de acabamento.

A barbearia possui climatização e está equipada com armários com divisórias para material, gaveteiros e prateleiras, espelhos fixos, lavatório, cadeiras e equipamentos de corte de cabelo.

Atualmente, três internos trabalham na barbearia, os quais foram capacitados para desempenhar a função, atendendo aos colaboradores e servidores do centro de detenção. Em média, 400 cortes são realizados mensalmente.

A qualificação profissional tem a finalidade de fortalecer o processo de ressocialização dos reeducandos, proporcionando condições de retornar para o convívio social e levar sustento para suas famílias, a partir de uma profissão.

“O intuito da barbearia é fornecer atividade laboral para os internos e, ao mesmo tempo, garantir um serviço para os colaboradores das unidades prisionais”, disse Magno Raposo, antigo diretor do CDPM II, idealizador da barbearia.

“A barbearia proporciona a prática da profissão, além de desenvolver profissionais habilidosos, que tenham condições de levar esse conhecimento para fora daqui, quando retornar ao convívio da sociedade”, pontuou Amsterdam dos Santos, atual diretor do CDPM II.