Seap entrega certificação profissional para 59 reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara

Na ocasião, ocorreu também a entrega de obras de reforma e ampliação realizadas na unidade prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, na manhã desta quinta-feira (15/12), solenidade de certificação profissional de reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) participantes dos cursos de Mecânico de Motos, Elétrica Básica, Corte de Cabelo Masculino e Design de Barba. A ação marcou a entrega de obras de reforma e ampliação na unidade prisional do município, distante 176 quilômetros de Manaus.

Coordenados pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), os cursos de qualificação certificaram 59 reeducandos, por meio da parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a empresa terceirizada Reviver.

Com foco no trabalho social e visando à integridade das pessoas privadas de liberdade (PPLs), a Seap realizou a entrega de documentos como; RG; certidão de nascimento; cartão SUS e PIS/Pasep.

“A Seap tem se empenhado ao máximo para realizar atividades que fortaleçam o papel de ressocialização dos internos, levando dignidade através da educação e dos serviços oferecidos em parceria com órgãos públicos e empresas”, pontuou Keyla Prado, chefe do Deresc.

A Escola de Administração Penitenciária (Esap), atuando de forma integrada com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), formou seis reeducandos no Ensino Fundamental e três no Ensino Médio.

“A educação é o agente transformador dos homens. Sabendo disso, com muita alegria, realizamos a certificação educacional dos internos da unidade de Itacoatiara. Não estamos somente entregando um certificado, mas mostrando à sociedade que, dentro de nossos muros, há pessoas que estão sendo realmente preparadas para o retorno do convívio da sociedade”, destacou o tenente Tales Renan, chefe da Esap.

As obras realizadas na UPI e entregues nesta quinta-feira abrangeram, entre outros serviços, a construção da sala de vacina, sala de Estado Maior, construção do expurgo e reforma da cozinha.