Seap encerra curso voltado aos servidores operacionais do sistema penitenciário

Em sua primeira edição, o nivelamento teve duração de uma semana e foi ministrado por gestores da Secretaria

 

Nesta sexta-feira (01/09), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), encerrou, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 8 da BR 174, o 1º Nivelamento de Aptidões e Conhecimentos do Supervisor Operacional (NACSO).

O curso teve como objetivo o desenvolvimento das habilidades de gestão dos supervisores operacionais do sistema, o aprimoramento da comunicação, inteligência emocional e resolução de problemas, através de simulações que visam testar a capacidade de negociação e gestão de conflitos dos servidores.

Com carga horária total de 40h e participação de 30 servidores, o nivelamento foi iniciado dia 28 de agosto e dividido em 5 módulos: ‘Administração Penitenciária e Gestão Pública’; ‘Técnicas Gerenciais e Inteligência Emocional’; ‘Execução Penal’; ‘Segurança e Controle’; e ‘Aprofundamento e Práticas Interrogativas’.

“No nivelamento, foram realizadas simulações de crises voltadas aos supervisores operacionais, ato este, feito pela primeira vez no sistema. Isso evidencia como a Secretaria está empenhada em preparar e capacitar esses servidores tornando-os aptos para vivenciar os mais variados cenários dentro do sistema penitenciário”, afirmou o secretário executivo adjunto da Seap, tenente coronel Wallasson Lira.

Para o diretor da Escola de Administração Penitenciária (ESAP), Tenente Tales Renan, “O sistema não admite um servidor que não busque conhecimento. Hoje, a força não se fez necessária, mas sim, o tato e o discernimento do que deve ser feito e como deve ser feito dentro das unidades prisionais”, pontuou.