Seap em parceria com voluntários realiza entrega de próteses dentárias a custodiados do Compaj

A ação é uma parceria com um grupo independente de dentistas que, pela primeira vez, estão atuando no sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, nesta quinta-feira (14/09), a entrega oficial de próteses dentárias a 12 custodiados do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 8 da BR 174.

 

Criado com o objetivo de resgatar a dignidade e a saúde bucal dos Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) custodiadas na unidade prisional, o plano de ação intitulado como ‘É hora de sorrir novamente’, é uma parceria entre a Secretaria e um grupo independente de dentistas, composto pelos profissionais Dhierson Meneses, Jucimara de Souza e Ed Clayton Neves, que realizam ações nas comunidades ribeirinhas do estado, pessoas em situação de rua e, pela primeira vez, chegaram ao sistema penitenciário.

 

 

Para o secretário da Seap, coronel Paulo César, além do acesso à saúde, a ação traz de volta aos custodiados a dignidade de sorrir. “Ações como estas impactam vidas de forma positiva, porque além de resgatar a saúde, as próteses trazem de volta a dignidade, a autoestima e principalmente a vontade de sorrir, que para muitos reeducandos não existia”.

 

De acordo com o diretor da unidade, Felipe Abreu, “Hoje conseguimos concretizar mais uma ação de ressocialização: as entregas das próteses dentárias. Devolver a vontade de sorrir dos reeducandos é devolver a dignidade de cada um deles”.                                                                                                     

Segundo o custodiado João Souza (nome fictício), “Se antes o sorriso ficava escondido por conta vergonha, a partir de agora ele é de orelha a orelha, pra todo mundo ver”.