Seap e Polícia Militar realizam revista preventiva no Compaj

Com o objetivo de intensificar a prevenção da entrada de objetos ilícitos e alterações no sistema penitenciário, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma revista preventiva na manhã desta terça-feira (22), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). A ação teve o apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

IMG_0083

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o objetivo da revista foi investigar a existência outros túneis na unidade onde, em dois meses, foram descobertos três dos cinco túneis encontrados pela Seap. “A revista tinha o intuito de agir como prevenção a novas tentativas de fuga ou de escavação de estruturas que possibilitassem que isso acontecesse. Com a presença efetiva da Seap e o apoio da PM em ações como essa iremos inibir iniciativas que possam desestabilizar o sistema prisional”, afirmou o secretário.

O procedimento de revista iniciou as 6h e contou com um efetivo de 140 pessoas, entre 60 servidores da Seap e agentes penitenciários da Umanizzare Gestão Prisional e 80 policiais militares do CPE. A ação que foi comandada pelo coordenador do sistema penitenciário, major Lima Junior, resultou na apreensão de 16 celulares, uma teresa de 60 metros, estoques, carregadores de celulares e fones de ouvido foram encontrados nas celas dos dois pavilhões revistados.

IMG_0085

Lima Júnior destaca que a revista transcorreu sem alteração e que os procedimentos preventivos são necessários para manter a ordem e disciplina dentro das unidades prisionais. “Temos acompanhado o Compaj devido aos últimos acontecimentos, estamos diariamente no momento da tranca dos pavilhões e fiscalizando e acompanhando os procedimentos de entrada e revistas de materiais em dias de visita para darmos apoio a direção da unidade”.

Pedro Florêncio ressalta que o final de semana no Compaj transcorreu tranquilamente, mesmo após a transferência de quatro internos na última sexta-feira (18) para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Manaus, no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Bruno Henrique Assis Bezerra, Demétrio Antônio Matias, João Ricardo Santos da Costa e Claudio Dayan Felizardo Belfort foram transferidos por determinação do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Eliezer Fernandes Júnior. “O procedimento de revista realizado nessa terça-feira reforça o trabalho de prevenção de situações que possam contrariar as determinações do Governo do Amazonas e da Seap no tratamento as pessoas encarceradas e na administração das unidades prisionais”, disse Pedro Florêncio.

IMG_0089

 

Túneis no Compaj fechado e semiaberto

No dia 28 de janeiro deste ano foram encontrados dois túneis no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) do regime fechado. O primeiro foi encontrado durante revista com o apoio da PM, pela parte da manhã na cela 8 do pavilhão 3, e possuía 20 metros de extensão . No mesmo dia no final da tarde, equipes da Seap encontraram o segundo túnel na cela 3, pavilhão 1.

No dia 4 de março durante revista no Compaj Semiaberto, equipes da Seap encontraram o terceiro túnel. Quatro dias depois um novo túnel foi encontrado na parte externa, a 100 metros da muralha do Compaj. O quinto e último túnel foi encontrado no dia 13 de março, na cela 4 do pavilhão 1 do Compaj.

 

TEXTO: KAMILLA LIRA | SEAP

FOTOS: ERICA MELO | SEAP