Seap e IPEM encerram curso das normas ISO após celebração de Termo de Cooperação Técnica

A parceria terá duração de um ano e busca ofertar treinamento técnico para habilitar o órgão

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Iprem/AM), encerrou nesta sexta-feira (23/06), o curso de formação acerca da ISO 9001, voltado aos servidores da Seap.

O curso de Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015 foi realizado do dia 19 ao dia 23 de junho, ministrado pelo diretor técnico do Ipem, Itamar Souto, e teve como objetivo, a obtenção da Certificação da ISO 9001 a Secretaria.

A assinatura do termo foi feita na quinta-feira (15/06) e contou com a participação do secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar; a subcontroladora-geral de Controle Interno, dra. Lúcia Magalhães Ribeiro; e o representante do IPEM, o diretor técnico, Itamar Franco.

Para o secretário, coronel Paulo Cesar, “A parceria é um grande passo na capacitação dos servidores da Seap para a certificação da ISO 9001, visando o aperfeiçoamento da gestão pública no âmbito estadual”, pontuou.

De acordo com o diretor-presidente do IPEM, Renato Marinho, “O Ipem é um instrumento de apoio para que a Secretaria possa dar início ao processo junto ao organismo certificador. E estamos abertos a todas as secretarias do Estado para dar esse suporte técnico, com a finalidade de que possam obter essa certificação da ISO”, completou o diretor.

O que é a ISO?

A sigla ISO, International Organization for Standardization, que em português significa Organização Internacional para Padronização, trata-se de padrões de referências a serem seguidos por uma empresa/órgão com o intuito de garantir agilidade e qualidade nos processos e produtos.

ISO 9001: 2015

Trata-se de uma norma adotada por instituições de todo o mundo com o objetivo de certificar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Representa qualidade e segurança permanente nos produtos e/ou serviços adquiridos.

A obtenção da certificação por parte do órgão além de influenciar positivamente a imagem e a reputação da marca, auxilia em negociações futuras e parcerias.