Seap conclui curso direcionado aos servidores operacionais do sistema prisional

Criado em agosto deste ano, o nivelamento já está em sua segunda edição

Nesta sexta-feira (15/09), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), encerrou, o 2º Nivelamento de Aptidões e Conhecimentos do Supervisor Operacional (NACSO). A cerimônia foi realizada no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 8 da BR 174.

Criado com o objetivo desenvolver as habilidades de gestão dos supervisores das unidades, o curso atuou no aprimoramento da comunicação, no fortalecimento da inteligência emocional dos participantes, na resolução de problemas e no gerenciamento de crises dentro do ambiente prisional.

Com a carga horária total de 40h e a participação de 28 supervisores, o curso foi iniciado nesta segunda-feira (11/09), e dividido em 5 módulos, onde foram abordadas temáticas como: ‘Administração Penitenciária’; ‘Inteligência Emocional’; ‘Execução Penal’, ‘Segurança e Controle’ e; ‘Práticas Interrogativas’.

Além das disciplinas teóricas passadas em sala de aula, o nivelamento também contou a realização de simulações de crise na unidade, visando o treinamento e a capacitação dos supervisores, tornando-os assim aptos a realizarem intervenções em momentos de necessidade de maneira segura e correta.

De acordo com o secretário da Seap, coronel Paulo César, as simulações realizadas no nivelamento visam coroar tudo aquilo que foi ministrado na teoria.

“Não basta falar sobre, é preciso vivenciar a situação para realmente entender o que deve ser feito, e as simulações de crise no sistema foram realizadas com esse objetivo: capacitar os supervisores, não através da força, mas sim, do discernimento”, pontuou.

Segundo o diretor da Escola de Administração Penitenciária (ESAP), tenente Tales Renan, “A realização do nivelamento evidencia o que o sistema espera da sua equipe: aptidão, discernimento e tato para lidar com sabedoria em todos os cenários possíveis dentro de uma unidade prisional”, afirmou.