Seap certifica reeducandos em cursos oferecidos em parceria com Consulado-Geral da Colômbia

Reeducandos estrangeiros e brasileiros receberam certificação de cursos profissionalizantes, entre eles de Eletricista Predial e Pedreiro de Alvenaria

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, na manhã desta segunda-feira (19/12), no Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), a certificação de 50 reeducandos nos cursos profissionalizantes. As formações foram coordenadas pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), em parceria com o Consulado-Geral da Colômbia e a empresa terceirizada New Life.

A oportunidade foi proporcionada a internos colombianos e brasileiros. Foram 18 internos participantes no curso de Assentador de Revestimento Cerâmico, com 60 horas de carga horária; 18 do curso de “Pedreiro de Alvenaria”, com 60 horas; e 14 do curso “Eletricista Predial”, com 120 horas.

A ação faz parte do Trabalhando a Liberdade, programa de ressocialização da Seap, que tem a finalidade de oportunizar condições de ressocialização por meio da qualificação profissional para reeducandos de outras nacionalidades que cumprem pena na unidade prisional do Amazonas.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo adjunto da Seap, coronel André Gioia; a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado; o chefe da Escola de Administração Penitenciária (Esap) tenente Tales Renan; e o diretor do CDPM II, Amsterdam dos Santos, além do cônsul-geral da Colômbia em Manaus, Luis Eduardo Garcia Rojas.

Oportunidade

“Esses cursos são importantes pois nos levam a aprender coisas novas, pois estamos sendo capacitados, e quando sairmos daqui estaremos preparados para desenvolver nossa profissão no mercado de trabalho”, disse um reeducando.

“O setor de construção civil é uma área que está em constante expansão, o que possibilita a oportunidade de conseguir um emprego. Passar o conhecimento de pedreiro para eles que estão começando, é sensacional, pois será importante para o crescimento pessoal e profissional de cada um deles”, destacou Sônia Rocha Reis, professora do curso de pedreiro.