Seap certifica reeducandos da Enfermaria Psiquiátrica

No total, 10 custodiados participaram do Curso de Artesanato com Feltro

Nesta quinta-feira (23/03), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa terceirizada New Life, realizou na Enfermaria Psiquiátrica da instituição, localizada no Km 08 da BR 174, a Certificação do Curso de Artesanato com Feltro.

Com carga horária total de 40 horas, o curso contou com a participação de 10 reeducandos e foi ministrado pela psicóloga Simone Justino da Silva. De acordo com o Diretor da Unidade, Frank Cabral, o curso proporcionou aos custodiados a oportunidade de ensino e ressocialização, onde eles se qualificaram em técnicas de produção, corte do feltro, montagem, colagem das peças e ponto casado.

Segundo o Secretário Executivo Adjunto da Seap, Major Wallasson Lira, as mudanças e o cuidado no trabalho da Enfermaria Psiquiátrica são positivas não só para o sistema, mas principalmente para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s). “O tratamento não pode e não deve ser apenas medicamentoso, ele precisa ser o mais humanizado possível, por esse motivo as atividades realizadas aqui visam cuidar tanto da saúde mental, quanto trabalhar no processo de ressocialização desses reeducandos”, enfatizou.

Para a instrutora do curso, psicóloga Simone Silva, as aulas estimulam a socialização, a afetividade e os demais aspectos que contribuem para a integração e saúde dos custodiados. “Essas atividades auxiliam no bem-estar dos reeducandos, um exemplo são os casos de ansiedade, que os próprios relataram que diminuíram, além da melhora significativa na coordenação motora, na memória e na interação entre eles”, expôs.