Seap apresenta novo Secretário Executivo Adjunto e Coordenador do Sistema Penitenciário

Completados dez meses da gestão do secretário, Pedro Florencio, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) anuncia mudanças nos cargos de Secretário Executivo Adjunto (Sexad) e Coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), assumindo respectivamente nos postos, o major Jorge Rebello e Enderson Passos.

Rebello e Enderson já faziam parte da equipe da “Nova Gestão Prisional”, sempre contribuindo com as diretrizes de humanização do sistema penitenciário e da atenção às pessoas privadas de liberdade.

Confira agora um pouco do perfil do novo Sexad e Cosipe, e saiba mais sobre as expectativas e projetos que pretendem seguir a frente de seus novos cargos.

Major Jorge Rebello:

José Jorge Rebello Neto ingressou na Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) em 1994. Hoje com 43 anos, sendo 22 destinados ao serviço público, Rebello ocupa a patente de major. É formado em direito pela Universidade Paulista (Unip) em 2005, com especialização em processo civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2006. Possui um mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Confira mais do currículo do Major Rebello clicando aqui

Quais as suas expectativas para esse novo desafio?

Como o próprio secretário diz, nós alcançamos um nível de excelência que antes não tínhamos, temos que continuar avançando sempre em busca de novas melhorias. Estamos agora com novos objetivos para continuarmos humanizando o sistema, estando mais presentes nas unidades prisionais, observando mais a qualidade do atendimento ao sistema.

É uma questão de observar o que os funcionários precisam para continuarem desempenhando suas funções. Entendemos que melhoramos muito o que tínhamos e o nosso objetivo é justamente continuarmos avançando nesse momento.

A Sexad coordena os setores operacionais e sociais da Seap. Existe algum novo projeto para desenvolver a parte operacional do sistema prisional?

Eu acredito que tão bom quanto criar um novo projeto é melhorar os que já existem. Os projetos existentes vão continuar, lógico que daremos uma nova roupagem, um upgrade, com o intuito de melhorar os serviços prestados. Vamos verificar onde podemos melhorar os projetos para que continuem dando frutos para o sistema.

O que nós gostaríamos de melhorar e aprimorar em cada diretoria e departamento da Sexad é o relacionamento. Nosso maior esforço vai ser o relacionamento entre as pessoas, os setores, o trato e a comunicação interna para que possamos alinhar devidamente as atividades.

O setor de estatística tem se tornado uma grande ferramenta da Seap. Muito se evoluiu desde que o secretário Pedro Florencio assumiu a pasta. Na sua visão ainda temos algo a avançar nesse quesito?

Nós entendemos que avançamos muito, pois anteriormente não tínhamos um setor de estatística que fornecesse todas as informações, dados e números necessários para amparar os trabalhos da Seap. Hoje temos que trabalhar na qualidade, pois já aprimoramos a quantidade. Quando digo qualidade, me refiro a colocar metas, tendo em vista qual foi o crescimento em 2015, quais as expectativas para 2016, quantidade de atendimentos realizados, todo dado que se refere ao que acontece dentro de cada unidade prisional. O trato com a informação vai ser a nossa maior prioridade.

Enderson Passos:

Enderson Passos Navegante ingressou no Exército Brasileiro em 2004, e em 2005 se tornou oficial, no posto de segundo-tenente. Hoje com 31 anos, sendo 4 anos dedicados ao Sistema Prisional do Amazonas, Enderson assume o cargo de Coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe).

Confira mais do currículo de Enderson Passos clicando aqui

Você já teve a experiência de ser diretor de unidade e também já foi o adjunto do Cosipe por alguns meses, mas qual é a expectativa em assumir agora a missão de comandar o setor mais operacional da Seap?

A expectativa é dar continuidade no trabalho que já vem sido desenvolvido, priorizando sempre a humanização do sistema prisional do Amazonas, que é uma das principais metas do secretário Pedro Florencio, e principalmente fazer com que as unidades prisionais e suas respectivas direções, se sintam apoiadas pela coordenação do sistema, que está sempre atenta às necessidades de cada unidade e auxiliam nas demandas necessárias.

Quais as metas e projetos para o Cosipe neste momento?

A prioridade principal hoje é tentar dar apoio as escoltas médicas, visando a saúde e o bem-estar dos internos. Essa demanda é diária e frequente, devido a superlotação do sistema prisional. Muitos deles ficam sem apoio das assistências médicas das unidades que possuem um alto e atendimento e que nem sempre possuem a estrutura para todo tipo de atendimento médico. Então a missão do Cosipe hoje é tentar dar esse apoio nas escoltas médicas previstas para fora das unidades.

Como você avalia o trabalho do Cosipe no apoio da segurança das unidades e na fiscalização dos procedimentos executados pelos agentes que prestam serviço nos estabelecimentos prisionais?

Diariamente equipes do Cosipe estão empregadas em todas as unidades prisionais. Por meio de escalas os policiais e agentes que estão lotados no setor dão o apoio necessário. Os servidores do Cosipe atuam em duplas, então desde o primeiro horário do expediente até o encerramento das atividades, que é a tranca dos pavilhões, as unidades recebem o apoio do Cosipe, que auxiliam na fiscalização e na segurança dos procedimentos adotados, e também nas escoltas médicas, jurídicas e fúnebres que devem ser realizadas.

Nossa meta é aumentar a fiscalização dos agentes que atuam nas unidades prisionais, dando o suporte necessário para que eles possam se sentir seguros, apoiados e fiscalizados nos procedimentos, especialmente durante as revistas de alimentos, materiais e familiares.

TEXTO: KAMILLA LIRA | SEAP

FOTO: ANTÔNIO ASSIS | SEAP