Regularização da carreira: Seap entrega carteira funcional aos policiais penais

Os antigos carcereiros, hoje policiais penais, passam a ter função regularizada

Buscando a valorização dos servidores que atuam no Sistema Penitenciário, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou na manhã desta segunda-feira (28/11), a cerimônia de entrega das carteiras de identidade dos Policiais Penais do Amazonas, documento este que regulariza a situação funcional dos 52 agentes.

A emissão das carteiras foi instituída conforme Decreto n° 46.014 de 13 de julho de 2022, e tem como objetivo estruturar e definir obrigações, além de disciplinar os procedimentos relativos à função.

Estiveram na cerimônia o Secretário da Seap coronel Paulo Cesar, o Secretário Executivo Denis Caetano, o Secretário Executivo Adjunto coronel André Gioia, o representante dos policiais penais do Amazonas José Regis, outros profissionais, colaboradores e servidores da Seap. O evento ocorreu na sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

Com esta ação, os antigos carcereiros, hoje policiais penais, serão reconhecidos em todo país, por meio de um documento oficial que chancela a carreira dos agentes.

Na ocasião, seis policiais penais receberam o certificado de conclusão da primeira instrução de nivelamento administrativo e operacional, que os capacitou a nível gerencial, tático e operacional. Em dezembro, a segunda turma passará por atividades práticas de atendimento pré-hospitalar tático (APHT), tiro policial e intervenção.

“Hoje é um momento especial para a categoria, e para chegarmos até aqui foi todo um trabalho construído com seriedade pelo Governo do Estado via Seap, que visa fortalecer a Segurança Pública”, relatou o policial penal José Regis.

“Sou concursado há 25 anos e quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário Paulo Cesar, que nos  deu esta força, e hoje  estamos conseguindo realizar este sonho tão almejado por toda a classe”, relatou o policial penal Carlos Fernandes.

Segundo o titular da Seap, secretário Paulo Cesar, a regularização da atividade é uma das bandeiras do governador do Estado, Wilson Lima, no sentido de promover a constante a valorização do servidor do Estado, regulamentando a carreira do policial penal.

 “Desde que o governador Wilson Lima assumiu tem falado que o cuidado e o reconhecimento das pessoas e do trabalho que elas realizam são primordiais. Os secretários tiveram a missão de identificar quais foram as falhas ocorridas no passado para tentar reparar e melhorar os trabalhos executados, e é isso que estamos fazendo hoje”, destacou o secretário