Reeducandos do Trabalhando a Liberdade realizam serviços de pintura no muro da Vila Olímpica de Manaus

Trabalho no local é mais uma oportunidade de ressocialização e inserção de reeducandos no mercado de trabalho

Os muros da Vila Olímpica de Manaus, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona oeste da capital, estão recebendo, desde o dia 20 de outubro, uma nova pintura. O serviço vem sendo executado pelos reeducandos dos regimes aberto e semiaberto do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, e é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), órgão que adminsitra o espaço.

No serviço de pintura dos muros estão atuando 15 apenados. O trabalho está se encaminhando para os estágios finais e envolve também a execução da pintura e acabamento dos gradis. Além desses serviços, os 35 reeducandos – número total de apenados que estão atuando na Vila Olímpica -, realizam trabalhos de manutenção do espaço, pintura do alojamento e da estrutura da quadra poliesportiva, roçagem e limpeza, serviços que são fundamentais para melhorar o visual do ambiente e dar mais segurança para as pessoas que vão realizar atividades físicas no local.

Na visão do secretário da Seap, coronel Vinicius Almeida, os trabalhos em parceria com a Faar representam mais um avanço dos programas desenvolvidos pela pasta. “Estamos trabalhando para promover oportunidades e caminhos que permitam a ressocialização. Esses trabalhos estão sendo realizados com excelência e servem para confirmar a qualidade da nossa mão de obra”, observa.

“Aqui a gente limpa, lixa e pinta o muro e o gradil e estamos desenvolvendo um excelente trabalho, somos elogiados por todos que passam pelo local e também pelo pessoal da direção. A minha vida mudou completamente depois dessa grande oportunidade que eu tive. Hoje só tenho a agradecer ao pessoal do programa de ressocialização e ao incentivo do Governo do Estado”, conta o apenado José Augusto (nome fictício) que está participando dos serviços na Vila Olímpica desde o início.

A previsão é que as atividades no local sejam finalizadas até o mês de dezembro, com os serviços de manutenção necessários para a reparação do espaço sendo totalmente finalizados.

Oportunidade – Além da Vila Olímpica, os reeducandos do Trabalhando a Liberdade também já realizaram diversos outros serviços de limpeza, roçagem e manutenção em espaços administrados pela Faar como os trabalhos de revitalização dentro dos estádios Ismael Benigno (Colina), na zona oeste; e Carlos Zamith, na zona leste da capital. Essas atividades já foram finalizadas e envolveram a pintura dos muros, a limpeza dos dois locais e a recuperação dos gradis das arquibancadas, bem como também melhorias na parte estrutural.

Benefícios – Cerca de 50 apenados já foram beneficiados por intermédio da parceria e puderam ter a oportunidade de iniciar a sua reintegração social através do trabalho. O acordo entre a Seap e a Faar também gerou economia aos cofres públicos do Estado, bem como promoveu mais vias para os reeducandos alcançarem sua remuneração de forma honesta e sua remição de pena, de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210/1984.

Texto: John Lucas

Fotos: Divulgação/Seap