Presos realizam concurso de música gospel no Compaj

 

Após nove meses de trabalho na musicoterapia, os internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) no regime fechado  realizaram, na tarde desta quarta-feira (24), o 1º Concurso de Música Gospel da unidade. Oito duplas disputaram a premiação dos três primeiros lugares na competição. O trabalho de musicoterapia é desenvolvido pelos próprios detentos que, com o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da direção da unidade, e a Umanizzare Gestão Prisional, conseguiram um espaço e equipamentos para as atividades.

Quem coordena as atividades é o interno Jander Guilherme Alves, 32 anos, que foi quem tomou a iniciativa de solicitar a permissão para montar o grupo dentro da unidade. Atualmente, no grupo, segundo Jander, cerca de 10 homens se revezam entre as aulas de violão, teclado e bateria. “Eu tomei a iniciativa, mas foi algo que logo se tornou do grupo e todos apoiaram. É um passa tempo e uma forma de produzirmos algo bom”, disse.

O grupo de musicoterapia funciona na unidade há nove meses e, como fruto do trabalho, surgiu a banda ‘Adoradores do grande rei’ formada por detentos. “Nós tocamos nos eventos religiosos dentro do presídio”, explica Jander.

O gerente técnico da Umanizzare, Valter Sales, que auxilia o grupo nas atividades, ressaltou que para a primeira competição 8 duplas se inscreveram. Segundo ele, cada participante pôde escolher que tipo de apresentação faria. Os 16 candidatos foram avaliados por integrantes da banda Ministério da Redenção, que fez a abertura do concurso. A competição foi realizada na área da igreja.

O subcoordenador do sistema penitenciário, Enderson Passos, a diretora da unidade, Maria Edna, e o diretor adjunto, Mário Pinho, prestigiaram o evento que foi organizado pelos detentos, com o apoio dos diretores e da empresa co-gestora. Além de medalhas e troféus para os primeiros lugares, foram distribuídas camisas aos presos.