Presídios adotarão novo manual de procedimentos de operação e monitoramento

A Umanizzare Gestão Prisional, empresa que atua na cogestão de unidades prisionais, apresentou o novo planejamento de Procedimentos de Operação e Monitoramento à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Na manhã desta quinta-feira (25), o secretário executivo adjunto, major Klinger Paiva, diretores de unidades prisionais e agentes do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) e Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), receberam as primeiras orientações para implantação do novo modelo.

As mudanças e melhorias de procedimentos devem acontecer em todos os setores, segundo o Klinger Paiva. “Quando chegamos à secretaria, sentimos falta de uma padronização entre unidades  para garantir que o trabalho seria bem feito em todos  os presídios. Essa padronização é fundamental para termos garantias a todos: secretaria, presos, prestador de serviços  e visitantes”, ressaltou.

De acordo com Klinger, tudo está sendo pensado para aumentar a segurança dos presídios e garantir as normas de procedimentos já que a reformulação inclui informações sobre que tipo de ações devem ser tomadas em casos de controle de entrada de visitas, prestadores de serviços, visitantes, controle de entrada de alimentação, horário de abertura, fechamento das unidades e outras atividades desenvolvidas internamente.

A apresentação foi feita pelo gerente nacional de operações da Umanizzare, Rodrigo Geoffrey, que ressaltou o objetivo da terceirizada, que é reformular procedimentos que já existem, que vão desde a entrada de pessoas nas unidades até a saída de presos. “Essa demanda não era só da secretaria, mas também da empresa que vai ficar mais bem preparada para evitar problemas no dia a dia dos presídios e continuar crescendo no setor”, lembrou.

Segundo Rodrigo, uma das mudanças a serem feitas é a divulgação para os visitantes e reeducandos das normas adotadas. “Na verdade, o agente age de acordo com nosso procedimento POPM. Com a padronização e as portarias emitidas pela secretaria para implantação, as informações serão passadas a todos familiares,  colaboradores e prestadores de serviços para que todos estejam cientes das mudanças e ajustes”.

As portarias a serem emitidas pela Seap serão elaboradas com a ajuda dos diretores que poderão trabalhar conforme a sua realidade.

No total, a Umanizzare é cogestora de seis unidades prisionais. O manual com mais de 70 páginas foi entregue aos diretores das unidades que possuem presos privados de liberdade: Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e Feminino (CDPF), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

 

Texto: Lívia Anselmo | SEAP