Mais de 400 internos do Compaj recebem atendimento em ação da Seap e Amigos de Cristo

Cerca de 420 internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) receberam assistência social em ação promovida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a Associação Amigos de Cristo, durante toda esta quinta-feira (21).  A ação que iniciou às 9h e se prolongou até às 16h, contou com 36 profissionais e estudantes voluntários.

Segundo o secretário Pedro Florencio, as parcerias são fundamentais para que se tenham promoções sociais, de saúde e de direito nas unidades prisionais da capital. “O Estado procura sempre fortalecer o trabalho em conjunto com instituições privadas, religiosas e não governamentais, que auxiliam no processo de assistência básica e na reintegração do interno à sociedade’”.

IMG_0219

As atividades foram realizadas nas áreas da enfermaria, parlatório, social e nos próprios pavilhões da unidade com advogados, médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogo e capelania, que disponibilizaram para os internos do Compaj os serviços de atendimento jurídico, consultas e exames de testes rápidos.

No total a equipe de quatro dentistas atendeu 50 internos nos serviços odontológicos, 208 foram atendidos e orientados pelos seis médicos e quatro enfermeiras, 15 passaram pelo psicólogo e 147 internos foram atendidos pelos sete advogados que fizeram parte da ação. Além disso, a equipe de capelania e apoio realizou orações durante todo o dia nos pavilhões.

IMG_0257

Para a capelã dos Amigos de Cristo da Igreja Presbiteriana de Manaus, Claudia Câmara de Souza, as pessoas privadas de liberdade também merecem atenção social e tratamento digno. “Através dessas ações mostramos que o amor de Jesus é igual por todos, independente de sua condição de vida. Nós estamos aqui para auxiliar as necessidades e carências que eles precisam”, afirmou a capelã.

Atendimento jurídico no Compaj

Na última terça-feira (19), os internos do Compaj receberam estudantes do 9º e 10º períodos de direito da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) que participam voluntariamente do Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Cerca de 50 detentos receberam orientações sobre os seus processos judiciais.

 

TEXTO: EMANOELLA ROSÁRIO | SEAP

FOTOS: KAMILLA LIRA | SEAP