Internos da Unidade Prisional de Manacapuru são transferidos para Manaus

Na manhã desta quinta-feira (5), 75 internos da Unidade Prisional de Manacapuru estão sendo transferidos para Manaus por meio de ação coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). As transferências seguem determinação da Justiça para desativação da unidade prisional no município.

Em novembro de 2015, o secretário Pedro Florencio, realizou a primeira visita no presídio de Manacapuru e se reuniu com a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca, Vanessa Leite, que desde então vem alinhando com a Seap o cumprimento do processo que se iniciou em 2004, com uma ação cautelar de desativação realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Na época ficou acertado que o Judiciário encaminharia uma relação de presos que poderiam ser transferidos para Manaus. A primeira transferência aconteceu em dezembro quando a unidade registrava uma população carcerária de 144 internos, sendo 45 transferidos para a capital e encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP), no Centro.

Neste ano outras três transferências menores foram realizadas para que a desativação da unidade fosse concluída. Para Pedro Florencio, a secretaria vem trabalhando para o cumprimento da ordem judicial, com um processo de transferência de mais de seis meses. “Fomos realizando as ações gradativamente, esvaziando a unidade do município em etapas, tanto para segurança da unidade em Manacapuru quanto para o sistema prisional aqui na capital”.

O coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior, está coordenando as transferências dessa quinta-feira. Entre os internos transferidos 72 são presos provisórios que serão encaminhados a Cadeia Pública, duas presas provisórias que estão sendo conduzidas ao Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), localizado no km 8 da BR-174, e um preso condenado que será encaminhado ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), também localizado na BR-174.

TEXTO: KAMILLA LIRA | SEAP

FOTOS: ERICA MELO | SEAP