Força Nacional de Segurança Pública permanecerá por mais dois meses no AM

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou portaria nº 232, de 8 de março de 2019, autorizando a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) por mais 60 dias no Amazonas. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11/03).

Para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a presença da FNSP na entrada do ramal e nas imediações dos presídios, situados no km 8 da BR-174, contribui na manutenção da segurança e estabilidade do sistema prisional local, em função das ações preventivas e ostensivas desenvolvidas pela tropa da Força Nacional nos últimos dois anos. Nesse período, não houve registros de rebeliões e fugas, bem como foi constatada redução de ocorrências vultosas.

A FNSP é responsável pelas ações de policiamento ostensivo, na modalidade de patrulhamento motorizado ostensivo, nos perímetros externos do sistema penitenciário do Amazonas. Atualmente, 35 militares integram o efetivo, que foi deslocado para a região após a rebelião do dia 1º de janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).