Em busca de novas oportunidades, reeducandos do Ipat concluem cursos de capacitação

Ao todo, 118 PPL’s foram qualificadas nos cursos de pintura predial, horticultura e serigrafia

 

Nesta sexta-feira (24), 118 internos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) concluíram os cursos de pintor predial, serigrafia e horticultura. A qualificação foi ofertada por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a empresa terceirizada RH Multi através do projeto do núcleo de aprendizagem profissional (NAP), com o intuito de qualificar, gerar conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício da profissão.

Ao total, 40 internos foram certificados no curso de pintor predial, gerando 102h complementares, 40 no curso de horticultura e 38 em serigrafia, ambos totalizando 90h. No decorrer dos cursos, os instrutores ministraram 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas, para que os reeducandos possam executar os servidos dentro da própria unidade quando necessário.

Estiveram na solenidade de certificação o secretário titular e executivo adjunto da Seap; Coronel Paulo César e Coronel André Luiz Barros Gioia; o coordenador do departamento do Sistema Penitenciário do Amazonas, major Renan Carvalho; o diretor da unidade, Lucas de Maceda; gerente administrativo da empresa RH Multi, Karoline de Oliveira, assim como professores, agentes de ressocialização e 30 internos que foram destaques em seus respectivos cursos.“Representando hoje aqui o governo do Estado, me sinto honrando em dizer que o Ipat foi a primeira unidade prisional do estado do Amazonas a alcançar 100% da população carcerária remindo pena por meio dos projetos de ressocialização. Através de ofertas como essas, queremos ver essas Pessoas Privadas de Liberdade reinseridas na sociedade para conseguirem o seu sustento de forma honesta, pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos aqui”, destacou o secretário titular da pasta, Coronel Paulo Cesar.

O interno Marcus Vinícius (nome fictício) destacou sua gratidão à Seap pela oportunidade de qualificação.

“Nós estamos aqui cumprindo pena porque erramos, falhamos, mas aprendemos com nossos erros e o intuito é sempre melhorar. A minha gratidão pela Seap não dá para se medir, hoje concluo o curso de pintor predial e continuarei me esforçando para ingressar no Programa Trabalhando a Liberdade e me desenvolver mais e mais”, finalizou.

Mais informações: Esse ano, já foram formados mais de 400 internos em cursos de capacitação profissional por meio do NAP. Neste mês, mais 160 PPL’s estão matriculadas nos cursos de formação para,  eletricista, barbeiro, assistente administrativo e atendente de farmácia.

———————–

TEXTO: Karla Silva
FOTOS:
 Divulgação/Seap