Custodiados do sistema prisional da capital recebem doação de livros
Ao todo, foram entregues 500 livros que serão utilizados em atividades, projetos e programas nas unidades
Acreditando no poder da ressocialização por meio da leitura, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu, nesta quinta-feira (09/11), no Centro de Detenção Provisória de Manaus I (CDPM I), a doação de 500 livros destinados aos reeducandos do sistema.
Oferecidos pelo pastor Melquisedec Melo, autor do livro “Qual o sentido da vida?”, a doação é voltada para a temática religiosa, questão abordada com frequência dentro do sistema prisional, por meio de atividades e projetos, a exemplo do “Vida Nova”, projeto destinado ao ensinamento religioso dentro das unidades penitenciárias do Estado.
Além dos projetos religiosos, os livros também serão utilizados no programa “Remição pela Leitura”, onde são realizadas atividades socioeducativas que incentivam a disciplina e a conscientização através da leitura e da elaboração de resenhas, que comprovam o entendimento do conteúdo estudado pelos reeducandos.
De acordo com o titular da pasta, coronel Paulo Cesar, a leitura dentro do sistema penitenciário é um instrumento de transformação. Além de ser um meio de remição de pena, ela auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico, na formação intelectual e na criação de cidadãos mais consistentes, questões essas, respeitadas e levadas em conta pelo Governo do Amazonas, por meio da Seap.
Levado por sua fé e pelo desejo de levar a palavra a todos, o pastor Melquisedec Melo relatou sua motivação para a realização das doações.
“Deus fala na palavra que deseja que todos os homens se salvem, sem distinção, e eu, como cooperador do reino, tenho que fazer minha parte. Sempre que puder colaborar, com certeza farei, porque esse é um desejo do meu coração”, disse