Certificados do curso “Aprender a Empreender” são entregues para público do sistema prisional

Na manhã desta quarta-feira (08/08), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizaram a entrega de 27 certificados do curso “Aprender a Empreender”, voltado para o público do sistema prisional do Amazonas.

A solenidade aconteceu no auditório da Seap, contando com a presença do secretário executivo da Seap, capitão da Polícia Militar, Alessandro Santos, da chefe do Departamento de Reintegração Social (Deres) da Seap, Zuleide Nogueira, das analistas técnicas de educação do Sebrae, Âmina Pontes e Osiana Nogueira, e da professora do curso, Vera Lúcia Moraes.

Ao todo, o curso já capacitou seis turmas, sendo quatro formadas durante o primeiro semestre e mais duas no segundo semestre deste ano. Para esta última turma foi entregue 27 certificados para os participantes do curso, que tem enfoque em ensinar noções básicas sobre economia, empreendedorismo, atendimento ao público e organização de pequenas empresas para egressos e apenados do sistema prisional.

“Reintegrar: Banco do Povo” – A parceria tem como objetivo a ressocialização de apenados, egressos e pessoas em alternativas do sistema prisional, para fornecer cursos de capacitação e profissionalização necessários para o preenchimento dos requisitos no programa de microcrédito que do Programa “Reintegrar – Banco do Povo”, fruto de uma parceria da Seap com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam).

No dia 02 de julho foram entregues os cheques simbólicos para 14 beneficiários do programa Reintegrar, formados na primeira turma do curso. Com investimento de R$ 42 mil, o programa de microcrédito, por meio da Afeam, disponibiliza crédito para apenados, egressos e liberados provisórios do sistema prisional com o intuito de incentivar o empreendedorismo e reduzir a reincidência de crimes.

Texto: Claudio Trindade / Seap

Fotos: Antônio Assis / Seap