Centro de Detenção Feminino realiza a certificação de novos cursos profissionalizantes

Curso de tranças e penteados, pedreiro e serigrafia foram ofertados a 54 reeducandas da unidade.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa terceirizada Reviver, realizou na manhã desta sexta-feira (20/01), no Centro de Detenção Feminino (CDF), a certificação de três cursos para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s).

Os cursos são coordenados pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deres), e fazem parte do programa de Ressocialização da Seap ‘Trabalhando a Liberdade’, que tem como principal objetivo ofertar capacitação as reeducandas, gerando assim, a oportunidade de aprendizado e empregabilidade das mesmas após o cárcere.

No total, 54 PPL’s participaram dos cursos, sendo 17 no de ‘Tranças e Penteados’, com carga horária de 80h, no de ‘Pedreiro’ também com 17, com duração de 120h, ambos os cursos realizados por meio do Centro de Educação e Tecnologia do Amazonas (Cetam), e o de ‘Serigrafia’ turma de 20 reeducandas, com carga horária de 80h e efetuado por meio da Horizonte Cursos.

De acordo com o Secretário Executivo de Administração Penitenciária, Allan de Azevedo, a participação das PLL´s nos cursos realizados pela Seap é de grande valor para as reeducandas. “As oportunidades tidas por elas são extremamente importantes, pois esses cursos estão gerando conhecimento a cada uma. Nós podemos perder tudo, carro, casa, bens, mas o conhecimento jamais. Esse sempre permanece conosco”, afirmou.

Para Keyla Prado, Chefe do Deresc, “As certificações sempre são um marco na história de vida de cada reeducanda. É importante destacar que, como mulheres, elas possuem força de vontade e coragem para desempenhar qualquer função, seja do penteado aos trabalhos mais braçais, fortalecendo cada vez mais a reintegração social”, relatou.